Iniciativa da Controllab apoia a pesquisa científica nas universidades brasileiras, oferecendo cepas de referência reconhecidas internacionalmente a custos acessíveis.
Muitas pesquisas científicas encontram barreiras para avançar devido à dificuldade de acesso às cepas de referência com custo viável.
Diante desse desafio, o Programa Parceiro da Pesquisa foi criado para apoiar alunos de mestrado e doutorado em universidades brasileiras, oferecendo cepas de referência reconhecidas internacionalmente.
Essa iniciativa visa enriquecer o propósito educacional da Controllab, contribuindo significativamente para a compreensão científica e a investigação de possíveis benefícios para a saúde em escala global.
Credibilidade das Cepas de Referência
As cepas disponibilizadas no programa são provenientes da NCTC (National Collection of Type Cultures), a mais antiga coleção de culturas bacterianas desse tipo no mundo.
A NCTC®, assim como a ATCC®, é uma referência mundial para coleções de culturas. Ambas são registradas no WDCM (World Data Center for Microorganisms), um banco de dados internacional que agrupa cepas em um sistema único de identificadores, facilitando a comparação e o compartilhamento de informações sobre cepas de referência.
Por exemplo, a cepa Escherichia coli NCTC® 12241 também é conhecida como ATCC® 25922, entre outras denominações. Ou seja, independentemente da coleção, as características fenotípicas e genéticas da cepa são equivalentes e reconhecidas pelos protocolos técnicos e órgãos acreditadores.
Detalhes adicionais sobre a equivalência entre as principais coleções de culturas estão disponíveis neste link.
Além da NCTC®, o programa também contempla a NCPF (National Collection of Pathogenic Fungi). Adicionalmente, a maioria dessas cepas são certificadas conforme a norma NBR ISO 17034 como Material de Referência Certificada (MRC), sendo este o principal padrão de qualidade na rotina analítica de laboratórios.
Quem pode participar?
Para participar do programa, os candidatos devem atender os seguintes critérios especificados:
- Alunos devidamente matriculados em programas de mestrado ou doutorado em universidades brasileiras;
- Ter um projeto aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da universidade (quando aplicável), com orientação de professores universitários.
Por que participar?
- Acesso a cepas reconhecidas internacionalmente;
- Processo de avaliação rápido (até 7 dias úteis);
- Custos acessíveis, pensados para a realidade da pesquisa acadêmica.
Quer saber mais ou inscrever seu projeto?
Acesse controllab.com/ensino/programa-parceiro-da-pesquisa.
Consulte as cepas disponíveis e avance com sua pesquisa.
Sobre a Controllab
A Controllab é a maior empresa brasileira de controle da qualidade laboratorial. Desde 1977, atua com o propósito de semear a qualidade e com o compromisso de cuidar da vida.
Ao longo de seus 48 anos de história, consolidou-se como referência ao oferecer soluções completas e integradas que asseguram a qualidade e a assertividade dos resultados laboratoriais.
Seu portfólio conta com mais de 3.500 ensaios que apoiam processos de acreditação e regulação laboratorial. As soluções contemplam os segmentos clínico, banco de sangue, veterinário, microbiologia e físico-químico para medicamentos, alimentos, desinfetantes, água, efluentes, combustíveis, entre outros. Seus serviços atendem desde hospitais até indústrias.
Com foco constante no desenvolvimento da melhor experiência para os usuários, a Controllab contribui para que seus clientes ofereçam serviços precisos, confiáveis e que sejam reconhecidos nos mercados nacional e internacional.
A empresa possui um know-how único em soluções de controle da qualidade, conta com o apoio exclusivo de importantes sociedades científicas e é reconhecida pelas principais normas de atuação: ISO 9001, 17025, 17034 e 17043.