Processo confere mais precisão nas análises críticas realizadas pelo laboratório.
Entre as práticas recomendadas para o monitoramento do controle interno de qualidade, destaca-se o processo de valoração. Esse processo confere mais precisão nas análises críticas, pois é baseado nas próprias métricas (realidade analítica) do laboratório, tornando o monitoramento mais eficaz.
A valoração contribui estrategicamente para as decisões analíticas da rotina. Para melhor compreensão desse processo, vamos destacar nesse artigo os conceitos dessa prática, fornecendo o conhecimento necessário para adotá-la na rotina, resultando em processos mais eficientes, de maior qualidade e com mais segurança para o paciente.
Aqui você confere:
- O que é um processo de valoração?
- Como é feito esse processo?
- Quando iniciar o processo de valoração?
- O que fazer após a valoração?
- Se meu material for de validade curta, como fazer a valoração?
- Como o CI Online pode ajudar seu laboratório no processo de valoração?
Você encontra as respostas nesse vídeo explicativo e também na continuação do texto a seguir.
O que é um processo de valoração?
É um processo de geração das faixas de resultado do controle interno pelo laboratório, a partir das próprias métricas. Essas faixas representam a variação real do processo.
Como é realizado esse processo?
O processo é dividido em duas etapas. A primeira é a etapa de dosagem e, a segunda, a etapa de cálculo.
A etapa de dosagem consiste em realizar entre 10 e 20 medidas sucessivas do material de controle interno. Isso permite obter dados que serão utilizados no cálculo das médias e desvios padrão, na etapa seguinte.
Na etapa do cálculo, utilizamos os valores obtidos nas dosagens para mensurar a média e o desvio padrão. É importante avaliar se a dispersão obtida no desvio padrão está compatível com a especificação da qualidade do laboratório.
Mais detalhes sobre o planejamento da especificação da qualidade podem ser obtidos no livro Gestão da Fase Analítica do Laboratório – Como assegurar a qualidade na prática (vol. II), disponibilizado gratuitamente pela Controllab no menu Ensino do site.
Quando iniciar o processo de valoração?
Para evitar a descontinuidade do processo, o ideal é que a valoração do novo kit de lotes de controle interno seja realizada enquanto o lote vigente não expira a validade. Então, vale destacar, que é fundamental avaliar o comportamento da dispersão do novo lote com os valores de lotes anteriores através de uma análise histórica.
O que fazer após o processo de valoração?
Após a conclusão da valoração, o laboratório poderá aplicar as regras de controle (Regras de Westgard), que funcionam como critérios para julgar se uma corrida está dentro ou fora da faixa de aceitação. A produção dos próprios valores fornece um intervalo de aceitabilidade mais estreito, proporcionando um controle mais rigoroso.
Se o meu material for de validade curta, como realizo a valoração?
Materiais de controle interno líquidos, como por exemplo, em hematologia e citometria de fluxo, possuem validade curta frente aos materiais liofilizados. Por isso, o processo de valoração pode ser adotado de maneira que otimize seu tempo disponível de uso.
Uma possibilidade é realizar a valoração em quatro dias, com cinco dosagens diárias, para conseguir mais dados em menor tempo, com o cuidado de analisar em diferentes momentos do dia para evitar a propagação de erros pontuais.
Como o CI ONLINE pode ajudar seu laboratório no processo de valoração?
O CI Online é uma ferramenta de gestão do controle interno da qualidade, oferecida pela Controllab. Ela permite monitorar e valorar automaticamente o controle interno.
No CI ONLINE, o laboratório pode utilizar as amostras da Controllab (valoradas por interlaboratorial), além dos materiais de controle interno de outros fornecedores disponíveis no mercado e os desenvolvidos pelos próprios laboratórios, com a visualização do comportamento dos resultados em uma única Central de Controle.
Essa flexibilidade gera mais praticidade e produtividade nos processos de análise e monitoramento da rotina laboratorial. Outra vantagem dessa ferramenta é que ela permite a integração com qualquer Sistema Laboratorial, possibilitando o envio dos resultados e o recebimento das informações de aprovação ou reprovação da corrida analítica.
Entre em contato com a Controllab e saiba mais sobre como o CI Online pode auxiliar a sua rotina!