Explore as opções e compreenda a equivalência das principais coleções.
As coleções de culturas são recursos valiosos que possuem o objetivo de preservar, identificar, catalogar e distribuir as linhagens nelas depositadas para uso em controle da qualidade, suporte à pesquisa científica, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos e outras aplicações nas áreas de saúde, agropecuária, indústria e meio ambiente.
Na rotina dos laboratórios de análises, por exemplo, as cepas de referência são fundamentais para o controle da qualidade dos insumos utilizados nos exames de diagnóstico clínico, veterinário, nas análises microbiológicas de alimentos, água, produtos farmacêuticos e meio ambiente. Também são de grande importância para realização dos estudos de validação de métodos analíticos e determinação da incerteza de medição.
Em sua busca contínua para prover as melhores soluções em controle da qualidade laboratorial, a Controllab realizou parceria com o Ministério da Saúde da Inglaterra (UKHSA). Essa iniciativa viabilizou para o Brasil e outros países da América Latina, acesso imediato a cepas de referência.
Conheça a NCTC®️
Entre as principais coleções, destaca-se a NCTC®️ (National Collection of Type Cultures) , que é a coleção para bactérias mais antiga em todo o mundo, fundada em 1920. Essas cepas estão disponíveis para pronta entrega.
Elas conferem mais confiança e credibilidade as rotinas, facilitando o processo de atendimento às normas, legislações, auditorias, acreditações e fiscalizações. Em uma evolução natural das soluções da Controllab, as cepas obtiveram a chancela da ABNT NBR ISO 17034 e, atualmente, a maioria delas é reconhecida como MRC – Material de Referência Certificado.
Além da NCTC®️, a Controllab também é licenciada NCPV®️ (National Collection of Pathogenic Viruses) e NCPF®️ (National Collection of Pathogenic Fungi).
Equivalência das principais coleções de cultura
A NCTC®️, assim como a ATCC®️, é uma referência mundial para coleções de culturas. Ambas são registradas no WDCM (World Data Center for Microorganisms), um banco de dados internacional que agrupa cepas em um sistema único de identificadores. Isso facilita a comparação e o compartilhamento de informações sobre cepas de referência.
No WDCM, uma mesma cepa pode ter diferentes designações conforme a coleção. Por exemplo, a cepa Escherichia coli NCTC®️ 12241 é também designada ATCC®️ 25922; CIP®️ 76.24, DSM®️ 1103, CCUG®️ 17620, CECT®️ 434; dependendo da coleção de cultura.
Portanto, ao usar uma cepa NCTC®️ ou uma ATCC®️, você está utilizando cepas de referência, com as mesmas características fenotípicas e genotipagem. Os protocolos técnicos e órgãos acreditadores reconhecem todas as coleções de culturas disponíveis, assegurando a equivalência e a conformidade entre elas.
Quer inserir mais credibilidade e confiança na sua rotina, otimizando ao mesmo tempo recursos e custos?
Acesse este canal e saiba mais sobre as cepas de referência com os especialistas da Controllab!