Abordagem ressaltou as atualizações do marco regulatório que ampliaram exigências de garantia de qualidade e gestão dos dados.
A relevância dos indicadores laboratoriais foi tema de uma entrevista destacada na nova edição da revista online da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. A abordagem ressaltou as atualizações da RDC 786/2023, que introduziu exigências de garantia de qualidade e gestão dos dados para os estabelecimentos de análises clínicas.
A nova regulamentação torna obrigatório o monitoramento contínuo de indicadores de desempenho pelos laboratórios, além da participação em programas estruturados de comparação desses indicadores com outros laboratórios.
Fernando Berlitz, gestor do Programa de Benchmarking de Indicadores desenvolvido em parceria entre a Controllab e a SBPC/ML, destacou que o uso comparativo de indicadores promove a efetividade do sistema de gestão da qualidade dos laboratórios:
“Trata-se de uma prática consolidada no mercado e amplamente respaldada por publicações científicas, diretrizes internacionais e normas de acreditação. A novidade é que essa prática passa a ser abarcada por um novo marco regulatório no Brasil, tornando-se obrigatória para os laboratórios.” – afirmou.
Fórum de Indicadores
A importância dos indicadores laboratoriais será abordada em detalhes no Fórum de Indicadores, que ocorrerá no dia 04/09 durante o 55º Congresso de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
Nesta atividade pré-congresso, especialistas da Controllab e convidados destacarão como a prática dos indicadores pode melhorar a eficiência operacional, identificar gargalos e otimizar recursos dos laboratórios.
Acesse o site do 55º CBPC/ML, na seção pré-congresso, e garanta a sua vaga!