OTIMIZE OS RECURSOS DA SUA ROTINA!
A Controllab realiza a manutenção dos microrganismos para o seu laboratório
Para melhorar a rotina do laboratório, a Controllab envia as cepas certificadas acompanhadas com os certificados de análise, que substituem os repiques. São cepas para pronta entrega e na quantidade definida pelo laboratório, a partir dos microrganismos selecionados.
Por que é importante?
As cepas certificadas conferem mais confiança e credibilidade no controle de qualidade, o que facilita o processo de atendimento às normas, auditorias, acreditações e fiscalizações da ANVISA/VISA.
NCTC® vs. ATCC®
Entenda a equivalência das principais coleções de culturas
A NCTC®, assim como a ATCC®, é uma referência mundial para coleções de culturas. Ambas são registradas no WDCM (World Data Center for Microorganisms), um banco de dados internacional que agrupa cepas em um sistema único de identificadores, facilitando a comparação e o compartilhamento de informações sobre cepas de referência.
No WDCM, uma mesma cepa pode ter diferentes designações conforme a coleção. Por exemplo, a cepa Escherichia coli NCTC® 12241 é também designada ATCC® 25922; CIP® 76.24; DSM® 1103; CCUG® 17620; CECT® 434; dependendo da coleção de cultura.
Portanto, ao usar uma cepa NCTC® ou uma ATCC®, você está utilizando cepas de referência, com as mesmas características fenotípicas e genotipagem. Vale ressaltar que os protocolos técnicos e órgãos acreditadores reconhecem todas as coleções de culturas disponíveis, assegurando a equivalência e a conformidade entre elas.
VANTAGENS DE ADQUIRIR O PROGRAMA
- Entrega imediata das cepas
- Processos mais ágeis
- Mais tempo para dedicar-se à análise dos resultados
- Maximização de recursos de infraestrutura
- Menos tempo com registros para auditorias
- Otimização de custos
- Extinção do preparo de repiques
Tempo
Custos
Infraestrutura
Documentos
Benefícios para o laboratório
Confiança nas Análises Microbiológicas
Para evitar mutações, grande parte das cepas fornecidas são de 1ª geração ou no máximo até a 3ª geração, evitando alterações fenotípicas que possam impactar os resultados obtidos nas análises. Essa definição de gerações atende às diversas normas voltadas para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores da área.
Credibilidade no Controle de Qualidade
O laboratório inscrito no programa utiliza cepas de referência autenticadas com qualidade e reconhecimento internacional. Essa ação permite que o laboratório alcance padrões de excelência. As cepas de bactérias liofilizadas são originárias da coleção de cultura mais antiga desta categoria, o NCTC (National Collection of Type Cultures).
Fornecimento ininterrupto
Aderindo ao programa, há um fornecimento contínuo da quantidade de cepas que o laboratório precisa, conforme o cronograma determinado pelo cliente. O laboratório também dispõe de acesso imediato a aquisições extraordinárias, devido ao amplo e seguro depósito de cepas da Controllab.
Aumento de Produtividade
Por meio da manutenção dos microrganismos e o fornecimento programado das cepas, as equipes envolvidas nos processos de análise e aquisição ganham tempo para dedicar-se às demais solicitações da rotina.
Confira a lista completa de cepas disponíveis
Além dos benefícios e vantagens proporcionados pelo Programa, a Controllab disponibiliza cepas chanceladas pela norma NBR ISO 17034, que são reconhecidas como Material de Referência Certificada (MRC) , o principal padrão de qualidade dentro da rotina analítica de um laboratório.
Parceria Controllab e UKHSA
A Controllab, em sua busca contínua para prover as melhores soluções em controle de qualidade laboratorial e atenta aos desafios do setor para manter-se sustentável com otimização dos recursos, expandiu as iniciativas na área microbiológica e consolida essas ações com a parceria UKHSA – UK Health Security Agency.
A UKHSA é guardiã de quatro coleções exclusivas, que consistem em linhagens de células autenticamente preservadas e cepas microbianas de procedência conhecida.
Entre as coleções, a NCTC (National Collection of Type Cultures) é a mais antiga da sua categoria – fundada em 1920 – e possui cepas registradas no Centro Mundial de Dados para Microrganismos (WDCM).
Cepas de referência autenticadas e qualidade com reconhecimento internacional
O Programa CEPAS CONTROLE tem o compromisso de entrega das cepas, entre 1ª ou até no máximo 3ª geração para a excelência dos laboratórios. Essa ação auxiliará as organizações a atenderem de forma eficiente às diversas normativas da área microbiológica para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores.
Cepas de referência autenticadas são de suma importância para o controle de exames de diagnóstico clínico. Ao aderir ao Programa, o laboratório tem acesso a um serviço com padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente e com entrega imediata.
Por que devo aderir ao Programa CEPAS CONTROLE?
Eficiência
Controla os processos de qualidade dos exames com cepas autenticadas
Sustentabilidade
Qualidade e credibilidade contínua
do laboratório
Qualidade
Contribui para a eficiência dos processos de análise
Rastreabilidade
Acompanha certificados que comprovam a autenticidade do microrganismo
Autenticidade
Utiliza cepas de coleção de culturas reconhecidas internacionalmente
Confiabilidade
Promove a confiança nos processos microbiológicos
O laboratório inscrito no Programa CEPAS CONTROLE deixa de realizar a manutenção (repiques contínuos) na rotina. Essa manutenção é fornecida pela Controllab junto com o certificado da cepa selecionada.
Essa praticidade permite ao laboratório simplificar a rotina, ganhar mais agilidade e reduzir custos e tempo envolvidos nos testes e registros para garantir a qualidade dos repiques no processo e evidenciar em auditorias.
Conheça também os controles de Gram e BAAR
A autenticidade e a confiabilidade das CEPAS CONTROLE também são aplicadas nos controles de Gram e BAAR.
E como isso ajuda o meu laboratório?
As cepas dos controles de Gram e BAAR são aplicadas nas lâminas para controle positivo e negativo dos microrganismos relacionados, auxiliando os laboratórios a avaliarem novos lotes de corantes/reagentes.
Os controles são compostos por 15 lâminas de:
CONTROLE Gram
Lâminas com esfregaço contendo microrganismos
Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
CONTROLE BAAR
Lâminas com esfregaço contendo microrganismos
Mycobacterium tuberculosis e Escherichia coli.
TENHA UM AMBIENTE
COM ANÁLISES DE EXCELÊNCIA
A Controllab oferece soluções completas para a qualidade e assertividade dos resultados.
Essas soluções facilitam o reconhecimento para os processos de acreditação e órgãos regulamentadores.