Especialista apresentará os principais processos fisiopatológicos envolvidos nas doenças relacionadas aos líquidos cavitários em iniciativa educacional da Controllab.
Fonte de atualização profissional, o Encontro Online tem promovido o conhecimento e estimulado práticas que asseguram a qualidade das rotinas laboratoriais.
No dia 16 de março (quinta-feira), às 15h, o evento será conduzido pelo especialista em patologia clínica e biomédico, Dr. Guilherme Dienstmann, que abordará o tema “Líquidos Cavitários: da fisiopatologia à identificação citomorfológica”.
O pesquisador vai detalhar os principais processos fisiopatológicos envolvidos nas doenças relacionadas aos líquidos cavitários, além de realizar a identificação das células que geram dúvidas na rotina laboratorial, como por exemplo, as mesoteliais e as neoplásicas.
A iniciativa da Controllab é gratuita e pretende apresentar aos participantes a correlação de achados bioquímicos e citomorfológicos na rotina dos líquidos cavitários, ajudando assim, os pacientes no diagnóstico médico. O encontro terá duração de 45 minutos e mais 20 minutos para esclarecimento de dúvidas, com emissão de certificado.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 15 de março neste link. As vagas são limitadas, por isso, é importante garantir imediatamente a sua participação!
Assista outros encontros
Apresentador(a):


Foi abordado o contexto social, requisitos legais, riscos envolvidos e cuidados nas fases do exame em mais um encontro online e gratuito.
A iniciativa atualizou os participantes quanto às legislações aplicáveis e forneceu subsídios sobre como tratar deste assunto no laboratório. Também, proporcionou informações para cuidados a serem adotados no atendimento, ajudou os laboratórios a definir valores de referência e como aplicá-los, além de discutir as interferências que as medicações ingeridas pelos pacientes transgêneros podem causar nos exames laboratoriais.
Apresentador(a):


A aula destacou os principais pontos relacionados à classificação dos padrões e a harmonização dos procedimentos, permitindo aos participantes uma revisão rápida e efetiva do tema.
Foram abordadas as recomendações do Consenso Brasileiro para pesquisa de autoanticorpos em células HEp-2 (CBA/HEp-2) e do International Consensus on ANA Patterns (ICAP) com destaque para as últimas atualizações:
• Árvores de Classificação
• Novos padrões
• Novas diretrizes para o laudo
• Padrões complexos
• Harmonização entre o Consenso Brasileiro e o ICAP
• Estratégias de atualização e educação continuada