Com o objetivo de contribuir para a validação desses testes, cuja confiabilidade vem sendo alvo de discussões, o controle de qualidade é um aliado fundamental.
No atual cenário de pandemia, a contribuição e a credibilidade dos exames laboratoriais para Covid-19 vêm sendo amplamente noticiadas. Para aumentar a confiabilidade desses laudos, a Controllab acaba de lançar o Ensaio de Proficiência para SARS-CoV2 (Covid-19).
A importância do exame laboratorial para a assistência à saúde é amplamente conhecida. Assim sendo, os sistemas analíticos subsidiam a confiança que o corpo clínico precisa ter nos resultados recebidos.
O Ensaio de Proficiência (também conhecido como Controle Externo) realiza um acompanhamento das tendências dos processos (inexatidão), comumente relacionadas a características de linearidade, especificidade, sensibilidade, interferentes e calibração. Essas variáveis são inerentes ao processo de análises e mantê-las sob controle é essencial para não comprometer a qualidade dos laudos laboratoriais.
Ter um controle de qualidade para garantir a confiabilidade dos testes laboratoriais – e de procedência nacional, para evitar os impactos logísticos causados pela pandemia -colabora para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.
O Ensaio de Proficiência segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043 e a Controllab é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/Inmetro), sob o n.º PEP 0003, de acordo com o escopo publicado pelo Inmetro.
Os programas de controle de qualidade laboratorial da Controllab ajudam o laboratório a obter o reconhecimento de médicos e pacientes, quanto à qualidade dos laudos emitidos.
Controles disponíveis para SARS-CoV2 (Covid-19)
A primeira rodada do Ensaio de Proficiência (EP) da Controllab para SARS-CoV2 foi realizada em maio e ajudou os laboratórios a avaliarem o desempenho analítico dos seus sistemas. O comportamento obtido na comparação interlaboratorial foi analisado por um grupo de especialistas do setor diagnóstico e disponibilizado em um relatório. O conteúdo está enriquecido de informações para auxílio aos fabricantes de kits diagnósticos e, especialmente, aos laboratórios, demonstrando a relevância do controle de qualidade em períodos de incertezas e complexidades. Acesse o relatório.
A Controllab oferece controle de qualidade interno (CQI) para todas as metodologias de detecção do SARS-CoV2. Os programas de CQI da Controllab são considerados controles de terceira opinião. Os materiais possuem valoração interlaboratorial em diferentes sistemas de testes laboratoriais remotos (TLR), teste moleculares e automatizados, como: Roche Elecsys (Cobas e601, e602, e411, e801), Abbott (Architect i1000sr e i2000sr), Euroimmun, MagLumi, entre outros. Essas múltiplas valorações proporcionam ao laboratório detectar variações mais sensíveis, que não são percebidas nos controles dos fabricantes do sistema analítico.
Os controles são liofilizados – permitindo melhor estabilidade durante o transporte – e distribuídos em diferentes composições para atender às mais variadas rotinas. Esses controles estão disponíveis para envio imediato, no momento da solicitação do laboratório, ou programados mensalmente.
Confira os Programas Disponíveis
Além do novo coronavírus, é necessário manter as doenças crônicas sob controle, para não serem agravadas com a Covid-19 (doença provocada pelo vírus). O paciente com a Covid-19 também precisa de outros exames complementares (como um Hemograma, Dímero D, PCR e outros) para acompanhar e conter a evolução da doença. Para otimizar recursos, é essencial também monitorar a rotina dos testes para diagnóstico diferencial de doenças respiratórias para o coronavírus.
Devido aos ajustes de equipes e outras rotinas laboratoriais impactadas pela pandemia, manter o controle de qualidade em todos os exames realizados pelo laboratório é fundamental para prevenir erros na fase analítica do laboratório e custos nas repetições.