A PHE – Public Health England conferiu à Controllab o reconhecimento de competência técnica e de capacidade compatíveis com a coleção de culturas licenciadas.
As coleções de culturas são recursos valiosos que possuem o objetivo de preservar, identificar, catalogar e distribuir as linhagens nelas depositadas para uso em controle de qualidade, suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos, vacinas e medicamentos.
Na rotina dos laboratórios de análises, as cepas de referência são fundamentais para o controle de qualidade dos insumos utilizados nos exames de diagnóstico clínico, veterinário, nas análises microbiológicas de alimentos, água, produtos farmacêuticos e meio ambiente. Também são de grande importância para realização dos estudos de validação de métodos analíticos e determinação da incerteza de medição.
Atualmente existem 802 coleções de culturas em 78 países e regiões* registradas no WDCM (World Data Center for Microorganisms), um banco de dados internacional que agrupa as cepas em um sistema único de identificadores, facilitando o cruzamento de informações sobre as cepas de referência recomendas para uso na garantia da qualidade. Nele, é possível verificar que a mesma cepa tem uma designação diferente em cada coleção de cultura. Por exemplo, a cepa Escherichia coli NCTC 11954 é também designada ATCC 35218, CIP 102181, DSM 5923, CCUG 30600, CECT 943 dependendo da coleção de cultura.
Entre as principais coleções, destaca-se o NCTC (National Collection of Type Cultures), que é a coleção para bactérias mais antiga em todo o mundo, fundada em 1920. Hoje, essa coleção está disponível para todo o Brasil e outros países da América Latina, por meio da parceria firmada entre a Controllab e a PHE – Public Health England.
A parceria foi iniciada em 2019, mediante o licenciamento para a Controllab das coleções NCTC (National Collection of Type Cultures), NCPV (National Collection of Pathogenic Viruses) e NCPF (National Collection of Pathogenic Fungi).
Inicialmente, mais de 60 cepas (entre bactérias e fungos), foram disponibilizadas exclusivamente pelo Programa CEPAS CONTROLE que envia cepas para pronta entrega na quantidade definida pelo laboratório, a partir dos microrganismos selecionados.
Em uma evolução natural do processo produtivo da Controllab, que aplica a mesma qualidade em sua produção – independentemente do reconhecimento do material, as cepas obtiveram a chancela da ABNT NBR ISO 17034 e atualmente a maioria delas estão disponíveis como MRC – Material de Referência Certificado.
Maior provedor de controle de qualidade do Brasil e da América Latina, a Controllab dispõe de um know how único em soluções para o controle de qualidade laboratorial, tendo a sua competência técnica certificada pelos reconhecimentos ISO 9001, 17025, 17034 e 17043, Habilitação Anvisa/ Reblas, BPF e pelo apoio exclusivo de importantes sociedades científicas.
Ser licenciada PHE é mais um reconhecimento da competência técnica da Controllab, visto que esse processo valida a capacidade técnica e estrutural do representante em reproduzir com a mesma qualidade que a marca licenciadora.
Disponibilizar as cepas liofilizadas para fornecimento imediato e com o reconhecimento da ABNT NBR ISO 17034, está alinhado com a missão Controllab em prover continuamente as melhores soluções para o controle de qualidade laboratorial. Essa solução permite aos laboratórios manter-se sustentável com otimização dos recursos para inserir mais rastreabilidade e confiabilidade no seu processo analítico.
“Receber as cepas de referência liofilizadas certificadas, a um custo compatível com a realidade do país e com a periodicidade definida pelo laboratório é de um valor inestimável para a Microbiologia no Brasil e na América Latina”, comenta Jorge Sampaio, professor de Microbiologia Clínica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e médico responsável pelo Setor de Microbiologia do Fleury Medicina Diagnóstica.
Além do Brasil, podem se beneficiar dessa iniciativa os países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Para saber mais sobre o MRC Culturas de Referência Qualitativa e o Programa CEPAS CONTROLE, que permite ao laboratório ter mais tempo para se dedicar às análises dos exames, com um processo de controle de qualidade mais prático e com uso reduzido de recursos da infraestrutura, acesse o site da Controllab.
* Conforme consulta ao http://www.wfcc.info/ccinfo/statistics em 15/02/21.
Notícias relacionadas
Programa Cepas Controle da Controllab proporciona economia de tempo e custo
O laboratório recebe os frascos a partir dos microrganismos selecionados. Com o lançamento do Programa Cepas Controle, a Controllab oferece a seus clientes um programa que permite ao laboratório
Controllab amplia oferta de Materiais de Referência Certificados (MRC)
Acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, a Controllab produz Material de Referência Certificado em conformidade com critérios aceitos internacionalmente e estabelecidos na norma
Cepa Controle da Controllab foi reconhecida como Material de Referência Certificado
A Controllab – maior provedor de Controle de Qualidade Laboratorial do Brasil e da América Latina – conquistou no fim de agosto mais um reconhecimento para