Os interessados em participar da rodada piloto, poderão assinalar a participação até o dia 23 de julho
“Teste do Pezinho” é o nome popular dado ao Teste de Guthrie, realizado com o objetivo de diagnosticar de forma precoce nos recém-nascidos algumas doenças que podem causar complicações graves com o passar dos anos.
No dia 26 de maio de 2021, foi sancionada a Lei nº 14.154/2021 que amplia o número de doenças detectáveis pelo teste do pezinho realizados em recém-nascidos para aperfeiçoar o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).
Emitir laudos confiáveis para as análises de triagem é fundamental com foco na prevenção, na intervenção precoce e no acompanhamento permanente dos indivíduos detectados com as doenças. Realizar Ensaio de Proficiência (EP)- também conhecido como Controle Externo da Qualidade- regularmente e em conjunto com a aplicação do Controle Interno, promove a confiabilidade nas rotinas analíticas.
A Controllab conta com Controle Externo e Interno para Triagem Neonatal e, em agosto, esse escopo será ampliado com a inclusão dos novos ensaios:
- Deficiência de MCAD
- Doenças Lisossômicas
- Perfil de Acilcarnitinas
Atualmente, há controles para os seguintes exames da área:
- 17OH Progesterona
- Aminoácidos
- Anti-Citomegalovírus IgM
- Anti-HIV
- Anti-Rubéola IgM
- Anti-Toxoplasma IgM
- Anti-Trypanossoma cruzi
- Atividade de Biotinidase
- Atividade de G6PD
- Avaliação das Hemoglobinas
- Fenilalanina (PKU)
- Galactose total
- T4
- Tripsina Imunorreativa
- TSH
Os interessados em participar da rodada piloto, que será enviada sem custo no dia 9 de agosto, podem assinalar participação até o dia 23 de julho.
Todos os ensaios oferecidos pela Controllab seguem os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043. Ao participar do EP, o laboratório poderá evidenciar a exatidão nas análises e a confiabilidade dos resultados emitidos em sua rotina.
Para saber mais, acesse o site da Controllab, entre em contato por meio do e-mail atendimento@controllab.com ou pelo telefone +55 (21) 3891 9900.