Especialista destacou aspectos relevantes do material, como o trecho que aborda as novas tecnologias para identificação da doença.
A nova edição do “Conversa D” entrevistou a doutora em ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Karen Machado Gomes.
A especialista, que atua como ponto focal de tuberculoses e outras micobacterioses na Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) no Ministério da Saúde, explicou as principais atualizações no “Manual de recomendações para o diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias não tuberculosas de interesse em saúde pública no Brasil.”
Conhecendo melhor o manual
O manual, atualizado em 2022, foi baseado na publicação do Ministério da Saúde de 2008, e tem o objetivo de ser um guia com abrangência nacional, sobre a tuberculose e as suas especificidades. Ele possui informações que visam atingir a qualidade na prestação dos serviços laboratoriais e apresentar a cada estado brasileiro possibilidades de implementação de boas práticas, de acordo com a realidade de cada local.
Durante a entrevista ao gestor educacional da Controllab, José Poloni, Dra. Karen salientou a ampliação da rede de laboratórios de referência, que a partir de edital em 2019, passou a ter quatro referências regionais, além da nacional que já existia. Além disso, a especialista ressaltou o trecho do manual que aborda as novas tecnologias para o diagnóstico da tuberculose, principalmente as baseadas em biologia molecular.
Entrevista exclusiva
A conversa é uma oportunidade enriquecedora para todos os profissionais que atuam nesta rotina aprimorarem o conhecimento. Clique aqui e confira agora mesmo a mais nova abordagem do Conversa de Qualidade! Aproveite e inscreva-se no canal da Controllab no YouTube e confira, em primeira mão, os conteúdos educacionais produzidos pela empresa.