A medicina laboratorial é impactada por constantes transformações que afetam os produtos ofertados. As exigências são crescentes, tanto do ponto de vista interno como externo.
Externamente há os requisitos legais e regulamentares, as novas expectativas e necessidades dos clientes (corpo clínico solicitante, pacientes e seus familiares, fontes pagadoras e pesquisadores), as recomendações e diretrizes das sociedades científicas, as inovações tecnológicas, a pressão de concorrência e os fornecedores com uma variedade de novos produtos.
No âmbito interno, os gestores dos laboratórios e suas equipes necessitam diariamente demonstrar níveis crescentes de excelência técnica para garantir a confiabilidade de seus resultados. No entanto, com prazos de entrega cada vez menores, ampliação do menu de exames ofertado e preços menores para a manutenção da sua competitividade.
![clinica](https://controllab.com/wp-content/uploads/clinica-1024x444.jpg)
Entre essas rotinas, destacam-se:
Fase pré-analítica
Fase analítica
Fase pós-analítica
Por isso, mesmo diante de um grande desenvolvimento dos processos analíticos, incluindo evolução metodológica e automação, as publicações ainda apontam chance de erros acontecerem dentro da fase analítica.
A rápida evolução dos processos também tem exigido um melhor preparo dos profissionais e a adoção de ferramentas de gestão eficazes por parte dos laboratórios, para assegurar a qualidade dos resultados.
Institutos de normalização internacionais têm descrito diretrizes neste sentido, organismos de acreditação têm estimulado a adoção destas diretrizes e, em alguns casos, órgãos do governo vêm ampliando os requisitos básicos para o funcionamento de laboratórios e seus fornecedores.
TENHA UM AMBIENTE
COM ANÁLISES DE EXCELÊNCIA
A Controllab oferece soluções completas para a qualidade e assertividade dos resultados.
Essas soluções facilitam o reconhecimento para os processos de acreditação e órgãos regulamentadores.