Introdução
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), os laboratórios devem assegurar a confiabilidade dos serviços oferecidos, utilizando controles de qualidade internos e externos, também conhecidos como Ensaio de Proficiência.
Objetivo
Este trabalho aborda a evolução da participação dos laboratórios veterinários no Ensaio de Proficiência, desde sua implantação, oferecido pelo provedor brasileiro Controllab, que segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043.
Metodologia
Os ensaios oferecidos contemplam diferentes matrizes, visando abranger casos de diversas espécies. O estudo considerou o período entre Dezembro/2006 e Dezembro/2022 para o levantamento dos dados, o que totaliza 235 exames oferecidos. Foram destacados os ensaios de Glicose e Colesterol Total em soro animal para a análise estatística de tendência de participação e do desempenho, com a utilização do teste de Wald-Wolfowitz.
Resultados
Laboratórios de 7 países contribuíram para a soma de 689,44 mil dados. Evidenciou-se um aumento relevante no número de laboratórios participantes entre 2006 (26) e 2022 (217). O percentual de adequação (%A) médio variou de 88,9% a 92,6%, o que demonstra desempenho geral satisfatório ao longo dos anos (Figura 1).
Os ensaios de Glicose e Colesterol Total apresentaram um aumento significativo (p-valor<5%) de 23 para 150 estabelecimentos no último ano do estudo, com melhoria nos desempenhos analíticos de 70% de adequação para 90% em 2022 (Figuras 2 e 3).
Discussão
Tendo em vista a publicação da Resolução CFMV nº 1374/20, que determina a obrigatoriedade do controle de qualidade em laboratórios veterinários, observou se nos últimos anos um aumento na procura por ferramentas para garantir a confiabilidade dos resultados. Verificou-se que o aumento no número de laboratórios participantes do Ensaio de Proficiência, não impactou no desempenho obtido nos ensaios destacados.
Conclusão
O desempenho geral dos laboratórios foi satisfatório no período estudado, porém, vale ressaltar que tratou se de uma análise geral, sem especificar exames e métodos de análise. Apesar do progressivo aumento no número de participantes no Ensaio de Proficiência, considera-se ainda um percentual reduzido frente ao número de estabelecimentos que se dedicam a este segmento, considerando dados de 2020 divulgados pela CFMV. Esse cenário demonstra a importância de garantir a padronização e confiabilidade dos exames oferecidos no setor de medicina veterinária.
Referências Bibliográficas
OLIVEIRA, C.A., MENDES, M.E. (orgs .). Gestão da fase analítica do laboratório: como assegurar a qualidade na prática. 1 ed., v. 2. Rio de Janeiro: Controllab: 2011, 184p.
ISO/IEC 17043:2010 Conformity assessment General requirements for proficiency testing.
CENSO – Disponível em https://www.cfmv.gov.br/censo/transparencia/2017 2020/2020/12/11 (Capturado em 10.0.2023).