Em novo episódio da iniciativa, especialista ressalta a importância do hemograma e do controle da qualidade para a rotina dos laboratórios veterinários.
Com os avanços na medicina veterinária e o constante desenvolvimento de tecnologias de diagnóstico, torna-se mais acessível entender as necessidades do animal. Nesse contexto, a hematologia veterinária desempenha um papel fundamental.
Para ampliar o conhecimento e desdobrar pontos importantes sobre a temática, o gestor educacional da Controllab, José Poloni, conversou com a Dra. Marines da Silva de Jesus, em mais uma edição do “Conversa D”.
A médica veterinária é especialista em patologia clínica pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e hematologia e hemoterapia em pequenos animais pela Associação Nacional de Clínicas Veterinárias de Pequenos Animais – Anclivepa.
Hematologia veterinária e suas peculiaridades
Durante a conversa, Dra. Marines destacou a gama diversificada de informações relacionadas às espécies, idade dos animais, forma de coleta, envio das amostras para análise e outras peculiaridades que podem interferir no estudo do sangue animal, e reforçou a responsabilidade na emissão dos laudos:
– O contexto de cada paciente precisa ser levado em consideração. Sem dúvidas, o hemograma é o nosso aliado profissional. Tem uma frase muito conhecida no nosso meio que diz “os animais não falam, os exames falam por eles”. Isso reflete bem o papel dos exames laboratoriais na nossa rotina e a importância de um laudo confiável, porque a conduta médica será baseada no que o profissional recebe de informação, salientou.
Resolução CFMV nº 1374/20 e o controle da qualidade
Dra. Marines ressaltou, também, a Resolução CFMV nº 1374/20 para os laboratórios veterinários e citou a importância do monitoramento do controle da qualidade para garantir a excelência da rotina veterinária e auxiliar os estabelecimentos de análises a seguirem as mesmas diretrizes:
– A Resolução 1374 trouxe essa visibilidade de atenção ao controle da qualidade, que é o coração do laboratório. O laboratório quando tem uma gestão da qualidade, tem excelência e precisão. E com essa gestão de excelência e precisão, o laboratório otimiza resultados, diminui custos operacionais, erros e retrabalhos, além de fidelizar os clientes, afirmou.
Onde assistir?
Clique neste link e aprimore as suas habilidades profissionais com a nova abordagem do Conversa de Qualidade. Aproveite a oportunidade, inscreva-se no canal da Controllab no YouTube e comente o que achou dessa conversa!