Conheça as diretrizes da nova resolução sobre o uso de indicadores e impulsione a competitividade do laboratório.
A Resolução RDC 786/2023 trouxe atualizações regulatórias para o setor laboratorial, visando garantir a qualidade e a segurança dos processos de análise.
Entre as novas exigências e atualizações da resolução, vamos destacar nesse artigo o que a norma traz em relação ao uso de indicadores laboratoriais, fornecendo o conhecimento necessário para adotar práticas que impulsionem o laboratório, resultando em processos mais eficientes, de maior qualidade e melhor satisfação do paciente.
Aqui você confere:
- O que é a Resolução RDC 786/2023?
- Quais são as novidades sobre os indicadores trazidas por essa resolução?
- Quais são os benefícios da utilização de indicadores laboratoriais?
- Como a comparação dos indicadores pode otimizar os processos do laboratório?
- Como a Controllab pode ajudar o seu laboratório com a gestão dos indicadores?
O que é a Resolução RDC 786/2023?
A Resolução RDC 786/2023 surge como um marco regulatório que busca aprimorar o desempenho e a eficiência dos laboratórios brasileiros. Ela estabelece requisitos para o uso de indicadores laboratoriais, visando melhoria contínua dos serviços prestados aos pacientes e mais eficiência para as organizações de saúde.
Quais são as novidades sobre os indicadores trazidas por essa resolução?
A resolução, em seu artigo n° 54, introduz a obrigatoriedade do monitoramento contínuo de indicadores de desempenho e da participação do laboratório em programas estruturados de comparação desses indicadores com outros laboratórios. O objetivo primordial de uso desses indicadores é avaliar a efetividade do sistema de gestão da qualidade dos laboratórios, que consta no artigo n° 53 da mesma RDC.
Quais são os benefícios da utilização de indicadores laboratoriais?
O uso dos indicadores laboratoriais vai muito além de uma exigência legal, a adoção dessa prática permite melhorar a eficiência operacional, identificando gargalos e otimizando processos. Também garante a qualidade e a segurança das análises, além de proporcionar maior satisfação ao público do laboratório, como médicos e pacientes.
Ao monitorar indicadores relacionados a requisitos técnicos, controle interno e capacitação da equipe, é possível mapear áreas de melhoria e promover treinamentos específicos quando necessário. Adicionalmente, ao avaliar estas e outras dimensões de desempenho, as informações fornecidas pelo programa de comparação apoiam os laboratórios para ampliar seus níveis de competitividade, contribuindo para sua sustentabilidade futura.
Como a comparação dos indicadores pode otimizar os processos do laboratório?
Ao comparar os dados, o laboratório acompanha a evolução do segmento, atende às novas exigências, otimiza seu desempenho, garante a qualidade dos seus processos e fortalece sua posição no mercado.
Entenda como funciona no vídeo:
Quais percepções podemos supor ao analisar as metas do laboratório (gráfico de colunas) do vídeo? Em uma análise primária, pode indicar que a meta foi superada nos primeiros meses, sendo ajustada a partir de junho.
Após estratégias do laboratório, a nova meta foi atingida próximo ao terceiro trimestre. No entanto, no segundo gráfico do vídeo, em que é apresentada a comparação de indicadores entre laboratórios, observamos que, mesmo tendo atingido sua meta interna, o desempenho do laboratório está abaixo da média do mercado.
Essa constatação sugere a necessidade de inciativas adicionais para que o laboratório alcance uma posição de destaque no mercado, gerando diferenciais de valor percebidos pelos seus clientes.
Como a Controllab pode ajudar o seu laboratório com a gestão dos indicadores?
O programa de benchmarking de indicadores Controllab em parceria com a SBPC/ML atende integralmente à RDC 786/2023, visto que disponibiliza a comparação de indicadores para todas dimensões consideradas nessa resolução, bem como amplia esse escopo para outros aspectos estratégicos do negócio, incluindo questões financeiras.
Esse programa de comparação de indicadores é consolidado internacionalmente há mais de 15 anos. Nele, os laboratórios que desejam implantar a gestão dos indicadores, iniciam com uma quantidade reduzida de dados para monitoramento, enquanto ganham experiência na prática e efetividade da gestão.
Ao longo do uso, os inscritos podem ir avançando na implementação dos indicadores, até que tenham seus processos críticos essenciais monitorados e comparados com o mercado. Para os laboratórios com maior nível de experiência com essa prática, estes podem contar com um escopo de mais de 160 indicadores harmonizados para múltiplas áreas de aplicação.
Com o objetivo de agregar ainda maior eficiência e segurança às etapas de coleta e envio de dados à plataforma de benchmarking, o programa pode ser integrado a diferentes sistemas de informática laboratorial (LIS), automatizando essas etapas críticas e otimizando recursos e esforços, que nesse caso podem ser direcionados para a análise dos resultados e tomada de decisão para ações.
As análises críticas dos resultados comparativos de indicadores contribuem para uma tomada de decisão rápida e assertiva, preparando o laboratório para enfrentar os desafios do mercado e destacar-se perante a concorrência.
Quer conhecer mais sobre o programa e como ele pode alavancar as estratégias do seu laboratório? Acesse agora o WhatsApp + 55 21 97901-0310 e solicite o contato de um especialista.