Estruturada conforme os critérios da ISO/IEC 17043, a rodada piloto está prevista para novembro e contemplará Ensaio de Proficiência para mapear o genoma viral de diferentes vírus e Coronavírus (SARS-CoV2)
Os testes de sequenciamento têm se tornado mais acessíveis e populares conforme o avanço da tecnologia. No entanto, assim como os demais exames realizados em laboratório, eles precisam de monitoramento para garantir a exatidão dos resultados.
Em junho, a Controllab lançou os primeiros controles para testes de sequenciamento e agora expande a área com os controles externos específicos para sequenciamento do Coronavírus (SARS-CoV2) e sequenciamento para Genoma Viral, que contemplará diferentes vírus, incluindo respiratórios, oncogênicos e arboviroses.
Para Covid-19, devido às mutações, a vigilância genômica se tornou uma aliada no enfretamento da doença. Laudos precisos são essenciais para detectar suas variantes, estabelecer por onde ele passou, discutir programas de ação e atualizar vacinas.
O Ensaio de Proficiência (EP) ou Controle Externo da Qualidade auxilia o laboratório na implantação e acompanhamento da qualidade técnica e insumos aplicados na realização dos testes de sequenciamento.
Ao participar destes EPs, os laboratórios poderão evidenciar aos médicos e pacientes a confiabilidade dos seus laudos, assim como a eficácia dos procedimentos e das etapas envolvidas nas análises.
A rodada foi estruturada conforme os critérios da ISO/IEC 17043 e os relatórios emitidos após a avaliação facilitam o reconhecimento para os processos de acreditação e órgãos regulamentadores.
Previstas para serem enviadas sem custos em novembro, os interessados nesses controles devem assinalar a participação neste link até o dia 08 do próximo mês.